A Primeira vez na escola

A Primeira vez na escola

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Brasil possui cerca de 5,3 milhões de crianças matriculadas em mais de 85 mil unidades públicas de educação infantil, que envolve creches para crianças de zero a três anos e pré-escolas para as de 4 e 5 anos. De acordo com a lei brasileira, a partir dos quatro anos, toda criança deve frequentar a escola. Antes disto, trata-se de uma opção dos pais ou necessidade.

Ainda faltam vagas. O movimento Todos pela Educação aponta que 76,5 % das crianças brasileiras não estão matriculadas em creches. Na faixa etária entre quatro e cinco, quase 20% estão fora da escola.

Este programa apresenta as histórias de Rafaela, mãe do Ravi Henrique (6 meses); Ana Cláudia, mãe do Pedro (3) e do Rafael (10); e da Karin, mãe da Helena (8). Participam também a pedagoga Daniele Leite; o psicólogo Paulo Afonso Ronca; e o gerente de Conteúdo do movimento Todos Pela Educação, Ricardo Falzetta.

Reportagem especial de Fernanda de Luca traz dicas para uma boa adaptação das crianças na escola. O programa ainda entrevista o pediatra Jaime Murahovschi. O repórter Marcelo Zanini percorre as ruas de São Paulo para ouvir a opinião das pessoa.

 

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza
Pauta: Fernanda De Luca,e Juliana Belluomini
Reportagens: Fernanda De Luca e Marcelo Zanini
Edição: Maikel Paroneto
Internet: Clarissa Meyer
Produção: Papo de Mãe Produções

Portal: www.papodemae.com.br
Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial
Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae
Twitter: www.twitter.com/papodemae
Instagram: http://instagram.com/papodemae