Mobilização: mais de 30 parceiros e apoiadores envolvidos na Semana da Educação 2016

Mobilização: mais de 30 parceiros e apoiadores envolvidos na Semana da Educação 2016

Partindo-se do princípio de que a educação é um processo de construção coletiva, a 7ª Semana da Educação de Campinas, iniciativa da Fundação FEAC por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), será realizada de 24 a 29 de outubro em um formato inédito, que pretende ampliar a discussão sobre educação, com o envolvimento de mais de 30 instituições públicas e privadas que promoverão eventos e/ou disponibilizarão espaços, materiais e divulgação da programação.

“Construir a Semana da Educação de Campinas de forma coletiva e colaborativa foi um desafio em relação a articulação de agendas e expectativas de cada instituição que se envolveu neste projeto, e como resultado desta articulação, temos uma agenda com 30 eventos, onde muitos acontecerão simultaneamente e que atendem a temáticas distintas. De forma resumida, mobilizamos mais de 20 outros parceiros institucionais e contamos ainda, com apoiadores dos eventos desses parceiros”, explicou Cláudia Chebabi, gerente do Departamento de Educação da Fundação FEAC.

Em um verdadeiro exercício de trabalho conjunto, alguns dos 30 eventos que integram a programação da Semana da Educação serão realizados em aliança com diversas instituições.

“A construção coletiva da Semana faz todo o sentido, uma vez que as questões que envolvem a educação são de todos nós e não haverá solução isolada ou mágica. Para se construir uma sociedade diversa e plural, as iniciativas com fins públicos podem, e devem, adotar modelos participativos e uma escuta atenta aos diversos atores da sociedade. Esperamos que esse resultado fique refletido na programação”, afirmou Camila Cheibub Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal.

Rafa Zimbaldi, presidente da Câmara Municipal de Campinas, também concorda sobre a coletividade do processo de construção da educação. “Sem debates em torno do tema, muitas vezes acabamos deixando de lado ideias e experiências riquíssimas por puro desconhecimento, e acabamos fechando as portas a inovações que podem trazer resultados muito melhores. Além disso, muitas vezes teoria e prática são diferentes e é o debate coletivo que possibilita identificar essas diferenças e construir, mais que um consenso, uma abordagem eficiente e funcional. A frase duas cabeças pensam melhor do que uma pode parecer óbvia e batida, mas é fato inegável que muitas cabeças, ainda que muitas vezes se choquem no processo, produzem pensamentos e ações muito melhores”, ressaltou o vereador.

 Mobilização

Empenhados e mobilizados na promoção de atividades diversas em diferentes locais da cidade para diferentes públicos, os parceiros que construíram junto com o CCE a Semana da Educação de 2016 estão animados com a programação e suas expetativas são as melhores possíveis.

“A Fundação Educar está muito envolvida e entusiasmada com a Semana. Trabalhar pela valorização da Educação é nossa tarefa diária, mas devemos celebrar quando vários setores da sociedade se debruçam sobre o assunto, em suas mais distintas facetas de forma a reforçar a importância de atuarmos pela melhora da qualidade da Educação”, disse Camila Cheibub Figueiredo.

Responsáveis pela promoção de dois dos eventos que integram a 7ª Semana da Educação de Campinas, o Sindicado dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) prevê uma boa participação dos profissionais da educação nas atividades.

“O STMC está envolvido na Semana na intenção de discutir e apontar novos rumos para educação do município, sempre defendendo uma escola democrática, pública e de qualidade para todos. A participação dos educadores é importantíssima nesse sentido e, por isso, convocamos todos a estarem unidos na Semana”, frisou Rosana Medina Paranatinga, membro da diretoria do STMC.

Diretamente ligada à criação e fiscalização de políticas públicas da educação, a Câmara Municipal de Campinas também faz parte da construção coletiva da Semana da Educação. Em dezembro de 2015, Rafa Zimbaldi, presidente da Câmara Municipal e Arnaldo Rezende, superintendente da Fundação FEAC, assinaram um termo de cooperação entre as instituições para a realização da 7ª Semana da Educação de Campinas.

“A Câmara Municipal é por definição a casa do povo e é ela que aprova as leis que, muitas vezes, definem as metas, regras e destinos da educação na cidade. Participar da Semana da Educação e, mais ainda, poder transmitir eventos da semana levando-a a mais pessoas por meio de nosso canal de TV é tanto uma honra quanto uma obrigação para o Legislativo. Nossa expectativa é poder contribuir com a Semana neste sentido e, ao mesmo tempo, aprender e refletir com as discussões para que elas possam enriquecer e ampliar o embasamento e conhecimento da Casa no setor”, afirmou Rafa Zimbaldi.

 Integração e mobilização

Antes de buscar parceiros externos, a Fundação FEAC promoveu uma mobilização interna que resultou na adesão de diversos departamentos que participarão da Semana da Educação com atividades relacionadas a vários projetos e programas próprios desenvolvidos pela FEAC.

“O envolvimento do Departamento de Assistência Social (DAS) na construção da Semana da Educação nos fez entender que não poderíamos ficar de fora, já que temos contato direto com as entidades conveniadas à Fundação FEAC e estamos em vários espaços de controle social, como os Conselhos Municipais que perpassam a discussão sobre o tema educação”, analisou o gerente do DAS, Lincoln Moreira.

Confira quem são os patrocinadores, parceiros e apoiadores da 7ª Semana da Educação de Campinas:

PATROCINADORES

DPaschoal – http://www.dpaschoal.com.br/

Shopping Iguatemi – http://iguatemi.com.br/campinas/

PARCEIROS

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) http://www.cti.gov.br/ e Centro Nacional de Tecnologia Assistiva (CNRTA)- http://www.cti.gov.br/cnrta?view=default

Instituto Rodrigo Mendes- http://institutorodrigomendes.org.br/

Diretoria de Ensino Campinas Leste – http://decampinasleste.educacao.sp.gov.br/

Diretoria de Ensino Campinas Oeste – http://www.decampinasoeste.com.br/decoe/

Secretaria Municipal de Educação – http://www.campinas.sp.gov.br/governo/educacao/

Casa da Criança MEIMEI – http://www.meimei.org.br/

Grupo Primavera – http://gprimavera.org.br/

Instituto Rubem Alves – http://www.institutorubemalves.org.br/

Fundação Educar DPaschoal – http://www.educardpaschoal.org.br/

Reos Partners (Cenários da Educação) – http://cenarioseducacao2032.org.br/

Todos Pela Educação – http://www.todospelaeducacao.org.br/

AMIC Village – http://www.amic.org.br/

Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) – http://www.stmc.org.br/site/paginas/2/conheca-a-diretoria

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – http://www.inep.gov.br/

Associação Cultura Esperantista e Ecobrinquedoteca – http://ecobrinquedoteca.blogspot.com.br/

AMIC Monte Cristo – http://www.amic.org.br/

Centro de Educação Infantil (CEI) Haydee Maria Pupo Novaes – http://haydeenovaes.blogspot.com.br/

Escola Estadual (EE) Arthur Segurado – https://www.facebook.com/EE-ARTUR-Segurado-285636941794621/?fref=ts

Escola Estadual (EE) Barão de Ataliba Nogueira – https://www.facebook.com/pages/Escola-Bar%C3%A3o-Ataliba-Nogueira/422961101101579

APOIADORES

Teatro Iguatemi Campinas – http://www.teatroiguatemicampinas.com.br/

Câmara Municipal de Campinas – http://www.campinas.sp.leg.br/

Estação Cultura/ PMC – https://www.facebook.com/estacaocultura/

Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional “Professor, Milton de Almeida Santos” (CEFORTEPE) – http://www.campinas.sp.gov.br/governo/educacao/depto-pedagogico/cefortepe/index.php

SESI – http://www.sesigo.org.br/sesi/site/EscolaVisualizar.do?vo.codigo=63

Instituto Biológico – http://www.biologico.sp.gov.br/

Agência Sala – http://www.agenciasala.com.br/

People Computação – http://www.people.com.br/

Studio Eletrônico – http://studioeletronico.com.br/

MSG Audio Design – http://www.msgdigital.com.br/

Touchê Fotografia –  http://www.studioimagem.com.br/

MÍDIAS PARCEIRAS

EPTV Campinas – http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/

Grupo Bandeirantes Televisão Campinas – http://www.band.uol.com.br/tv/campinas/

Rádio Bandeirantes – http://www.rb1170.com.br/

Nativa FM Campinas – http://www.nativacampinas.com/

Educadora FM – http://www.educadorafm.com.br/

Radio Brasil Campinas – http://brasilcampinas.com.br/

Rádios Globo-CBN Campinas – http://www.portalcbncampinas.com.br/

TV Câmara Campinas – http://www.campinas.sp.leg.br/comunicacao/tv-camara

Portal campinas.com.br – http://www.campinas.com.br/

Sim Media

Grupo RAC – http://correio.rac.com.br/

Clear Channel: http://www.clearchannel.com.br/

 PUC Campinas – https://www.puc-campinas.edu.br/