5ª Semana da Educação de Campinas vai enfatizar a valorização do professor

5ª Semana da Educação de Campinas vai enfatizar a valorização do professor

Doze eventos gratuitos propiciarão informação e reflexão sobre Educação Pública

A Valorização do Professor é a bandeira que inspira a programação da 5ª Semana da Educação de Campinas, que a Fundação FEAC realiza, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), entre os dias 03 e 07 de novembro, em diversos espaços e para diferentes públicos. A Semana terá grandes nomes da Educação na América Latina e será um espaço para a reflexão sobre o estado atual e o futuro do ensino e aprendizagem em Campinas. Serão 12 eventos oferecidos à educadores e público em geral, todos gratuitos.

Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, será o conferencista na cerimônia de abertura, na noite de 03 de novembro, às 19h, no Teatro Brasil Kirin no Shopping Iguatemi Campinas. Ao longo da Semana serão doze eventos, como debates, oficinas e rodas de conversa. Todas atividades serão gratuitas e direcionadas para professores, educadores, estudiosos em Educação, entre outros interessados na área.

Programação – O superintendente-executivo da Fundação FEAC, Arnaldo Rezende, observa que a programação foi pensada exatamente para contemplar a diversidade de olhares, de perspectivas e demandas que caracteriza a educação pública em Campinas e no Brasil. A edição em junho do novo Plano Nacional de Educação (PNE), observa Rezende, é um marco histórico e que certamente repercutirá nos debates e outros eventos ao longo da 5ª Semana da Educação de Campinas.

A Semana da Educação, completa o superintendente-executivo da Fundação FEAC, é o ponto máximo de um esforço de mobilização que é realizado durante o ano todo pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE). Lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, o CCE visa exatamente mobilizar a sociedade civil a fim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas.

A 5ª edição da Semana tem como patrocinadores máster Grupo DPaschoal, Graber e Iguatemi Campinas e, como patrocinadores especiais, CPFL Energia e Instituto Robert Bosch, além do apoio da Brasil Kirin, Prefeitura Municipal de Campinas, Fundação Educar DPaschoal, Governo do Estado de São Paulo, SESI, Todos Pela Educação e Vitória Hotel.

Segunda-feira, dia 03: lançamento

A 5ª Semana da Educação de Campinas é aberta em cerimônia às 19h, no Teatro Brasil Kirin do Shopping Iguatemi Campinas, com palestra do educador colombiano Bernardo Toro.

Terça-feira, dia 04: novos estudos

Às 9h30, o Observatório da Educação, do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), apresenta novos estudos encomendados e que permitem uma ampla radiografia da educação pública em Campinas. Será no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP), com vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, assim como todos os demais eventos da 5ª Semana da Educação de Campinas, exceto os que são reservados a convidados. Um dos estudos foi elaborado pela Fundação SEADE, enquanto o outro foi produzido pelo professor Dalton Francisco de Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Observatório da Educação. Ambos enfocarão escolas municipais e estaduais do município de Campinas, segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) do entorno da escola, infraestrutura escolar, nível socioeconômico dos alunos (NSE) e desempenho escolar (Prova Brasil 2011). Em seguida será realizada uma discussão entre representantes da Educação Pública de Campinas.

Também na manhã do dia 04, a 5ª Semana da Educação de Campinas será palco da cerimônia de encerramento da ação “Nosso Planeta, Nossa Casa”, iniciativa da Junior Achievement em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, 3M e PPG, que fará a entrega de certificados para 18 escolas e professores participantes do programa. O evento, para convidados, acontece no SESC-Campinas (R. Dom José I, 270 – Bonfim, Campinas – SP). O objetivo do programa é conscientizar os alunos sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. Através de atividades aplicadas pelo professor, em sala de aula, cerca de 3000 alunos de escolas de Campinas/SP aprenderam sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre o seu compromisso com a responsabilidade sócio ambiental.

Entre 14h e 17h30, o auditório da FEAC sedia a oficina para educadores “Os Conflitos Interpessoais no Ambiente Educacional”, ministrada pela psicopedagoga Flávia Vivaldi. Todas as oficinas que serão realizadas durante a Semana foram definidas a partir de uma consulta realizada pelo CCE com educadores, sobre que oficina eles gostariam que fossem oferecidas durante a Semana da Educação de 2014. Os temas mais indicados foram considerados para a definição da agenda.

À noite, é a vez do Espaço Guanabara sediar a solenidade de premiação do 5º Concurso Cultural de Redação Minha Família na Escola, reservada a convidados. Neste ano o Concurso teve um número recorde de inscrições. Foram cerca de 1400 redações inscritas, em comparação com as 800 na edição de 2013. O Espaço Guanabara fica na Rua Dr. Osvaldo Cruz, 300 – Taquaral, Campinas – SP. Alunos e suas famílias, professores e diretores das escolas vencedoras foram convidados para o evento, que também contará com a participação dos artistas que contribuiram voluntariamente com a coletânea de redações vencedoras e a comissão julgadora que gentilmente fez a correção dos textos. A ocasião será ainda acompanhada pela coordenadora de campanhas e eventos do movimento nacional Todos Pela Educação, Carolina Fernandes, que na oportunidade apresentará as 5 Atitudes e a ação Somos Todos Educadores, numa espécie de lançamento local. O CCE é célula local do movimento nacional Todos Pela Educação.

Quarta-feira, dia 05: nova edição do FEAC na Escola

Lançamento, a partir das 9h, da segunda edição da iniciativa FEAC na Escola. No mesmo evento acontecerá a palestra do filósofo Cipriano Luckesi sobre “Educação Pública: sua importância na sociedade atual”. O evento será aberto ao público e especialmente dedicado a escolas da rede pública estadual de Campinas. Será no auditório do SESI Amoreiras, que fica na Avenida das Amoreiras, 450 – Parque Italia, Campinas – SP.

À tarde, entre 14h e 17h30, o auditório da FEAC recebe a oficina para educadores “Neurociência: desafios contemporâneos”, com Betânia Alves Veiga Dell Agli.

O mesmo SESI Amoreiras sedia, na noite do dia 05, a exibição do documentário “Quando sinto que já sei” dos diretores Antonio Lovato, Raul Perez e Anderson Lima. O filme apresenta autonomia de aprendizagem, liberdade para escolhas e integração com a comunidade como alguns dos conceitos que guiam as práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A mostra terá a mediação da especialista em Psicologia da Educação, Telma Vinha, além da participação do jornalista André Gravatá e de integrantes dos projetos mostrados no filme, em uma roda de conversa que também integra a agenda da 5ª Semana da Educação de Campinas.

Quinta-feira, dia 06: formação e carreira do professor

O auditório da Fundação FEAC recebe, pela manhã, a apresentação de outro estudo demandado pelo Observatório da Educação. É o estudo “Professores da educação básica: formação, carreira e avaliação de desempenho”, assinado por Guiomar Namo de Mello, doutora em Educação Comparada pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. O evento reunirá representantes da Secretaria Municipal de Educação e Diretorias de Ensino Regionais Campinas Oeste e Leste para uma discussão após a apresentação.

No mesmo auditório da FEAC acontece, entre 13h30 e 16h30, a oficina para educadores “Vem brincar de descobrir o conhecimento físico na educação infantil”, com a pedagoga e doutora em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp, Andrea Patapoff.

Ainda no auditório da FEAC, a partir das 18h30, acontece a palestra da filósofa Viviane Mosé sobre “A valorização do professor na escola contemporânea”. Poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, Viviane é mestre e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado “Nietzsche e a grande política da linguagem” em 2005 pela editora Civilização Brasileira. Escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro “Ser ou não ser”, no Fantástico, em que trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. É autora de diversos livros, entre eles “A escola e os desafios contemporâneos”, escrito a partir de uma incursão por escolas brasileiras. Hoje é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento, comentarista do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo, e ministra palestras Brasil afora.
Sexta-feira, dia 07: encerramento

A 5ª Semana da Educação de Campinas se encerra com almoço, no dia 07 de novembro, reservado a convidados, no espaço Vert Eventos. O evento ainda vai marcar a comemoração dos sete anos de criação do Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

Trajetória

Várias iniciativas foram promovidas nos últimos anos para consolidar a missão e o empenho do CCE em articular e organizar vários setores de Campinas pela educação pública. Ao longo de 2014, especificamente, foram realizados sete Encontros Mensais do CCE, com grandes nomes da Educação brasileira, como os psicólogos Ivan Capelatto e Rosely Sayão e os professores Moacir Gadotti, Luiz Carlos Menezes, Flavia Vivaldi e Severino Antônio Moreira Barbosa, além da apresentação do SIM Educação – Sistema de Informações Municipais, uma ferramenta desenvolvida pela Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) que contribui para o planejamento das ações educacionais em âmbito municipal.

Entre outras atividades, o CCE também promoveu a primeira edição do Prêmio Atitude Educação, neste ano voltado para a valorização do professor, e a quinta edição do Concurso Cultural de Redação Minha Família na Escola, direcionado para fortalecer o envolvimento do aluno e da família com a comunidade escolar.
Todas as atividades do CCE em 2014 estiveram voltadas para a Valorização do Professor, que também será o tema da 5ª Semana da Educação de Campinas. Essa bandeira foi escolhida via enquete pública promovida na 4ª Semana da Educação, realizada em novembro de 2013. A edição 2014 da Semana também terá consulta pública que resultará no tema-chave para 2015.

Informações: (19) 3794 3512.