12º Encontro Educação e Participação abordou as habilidades socioemocionais e lançou materiais da Academia Educar

A Fundação Educar DPaschoal realizou seu tradicional Encontro Educação e Participação – A Escola Como Centro de Cidadania, na manhã desta quarta-feira, dia 5 de outubro no teatro do SESC Campinas. O evento chegou a sua 12º edição com palestra da psicopedagoga Anita Abed, que abordou o tema Habilidades Socioemocionais na sala de aula: como mobilizar os alunos na construção do conhecimento.

De maneira descontraída, Anita Abed apresentou conceitos teóricos sobre o assunto, apresentou os tipos de linguagem que podem ser usadas em sala de aula e ressaltou a importância dos professores usarem as habilidades socioemocionais como ferramenta para engajar e mobilizar os alunos para a aprendizagem.

A palestrante conquistou os profissionais das redes municipal e estadual de ensino, que lotaram o teatro do SESC, e apresentou várias alternativas para se trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos em sala de aula, como os jogos e a linguagem metafórica.

“O professor deve ser o mediador do conhecimento e da aprendizagem do aluno, e deve ter uma relação de respeito mútuo, porque a gente é professor não pelo cargo, mas sim quando o aluno nos elege”, afirmou Anita Abed.

Academia Educar

Além da palestra de Anita Abed, o 12º Encontro Educação e Participação contou com o lançamento do curta metragem Cicatrizes, que foi produzido pelos jovens da Academia Educar em parceria com a VideoBase Filmes. Tema, roteiro, atuação, cenário, figurino, e filmagens foram feitos pelos jovens protagonistas.

Durante o Encontro, também foi lançado oficialmente o Guia Academia Educar – da Inspiração à Prática (hiperlink), que é o resultado da sistematização do trabalho desenvolvido pela Academia Educar e que tem como objetivo inspirar educadores às práticas do protagonismo juvenil. O material pretende ampliar e divulgar a metodologia usada na Academia para educadores das redes municipal e estadual de Campinas.

Educação e Participação

A Fundação Educar DPaschoal realiza o Encontro Educação e Participação desde 2006, com o objetivo de promover o debate de temas relevantes e que contribuam com o desenvolvimento dos educadores de escolas públicas de Campinas, por meio de práticas pedagógicas em seus cotidianos. A Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação, é parceira desta iniciativa.

Saiba mais dobre a Fundação Educar: http://www.educardpaschoal.org.br/