Valores de convivência inspiram manifestação artística na EE Lais Bertoni

Valores de convivência inspiram manifestação artística na EE Lais Bertoni

Compartilhar e divulgar os valores de convivência por meio da arte na escola. Esta foi a decisão que a comunidade escolar da Escola Estadual (EE) Profa. Laís Bertoni Pereira tomou após discutir sobre como iriam socializar os valores de cooperação, respeito, comprometimento, inovação e valorização. Tais atributos vêm sendo trabalhados por meio de diversas ações que visam mobilizar todos na escola para uma boa convivência. No sábado, dia 29 de outubro, os quase 500 alunos da escola de ensino fundamental e médio grafitarão o muro da escola com imagens relacionadas a estes valores.

O Projeto de Construção de Valores de Convivência da Escola foi iniciado em 2015, incentivado pela assessoria técnica e formações oferecidas pelo Projeto FEAC na Escola, do qual a escola faz parte. Criado para compor o Plano de Visão Estratégica da escola, o Projeto de Valores de Convivência foi construído com a participação de alunos, professores, gestores e funcionários da EE Laís Bertoni.
Para colocar em prática o Projeto, foram pensadas ações que envolvessem todos que vivem a escola. A primeira ação foi realizada no dia 25 de maio, com a atividade #MinhaEscolaMaisBonita, quando houve um mutirão para limpar e pintar a escola estadual. “Naquela ocasião já tivemos um resultado positivo, com depoimentos de alunos cuidando e preservando os bens materiais da escola”, lembrou a diretora, Maria José Jesus de Lima.

O grafite com mensagens sobre os valores escolhidos pela comunidade escolar para serem praticados será a segunda ação realizada dentro do Projeto de Valores de Convivência. No início do segundo semestre de 2016, as salas foram divididas em grupos e os temas dos cinco valores sorteados para serem trabalhados. Isso resultou em 40 cartazes com desenhos que representavam os valores de convivência da escola, que foram trabalhados pelas 15 turmas de alunos.

Posteriormente, os próprios alunos escolheram os dois melhores desenhos de cada sala de aula e depois uma pré-seleção definiu 13 finalistas. Os responsáveis por esses cartazes participaram de oficinas com o grafiteiro Leandro Kranium. Após a última etapa de avaliação, foram definidas seis imagens vencedoras, que se transformarão em painéis no muro externo de cerca de 50 metros da escola na manhã do dia 29 de outubro, sábado.

Além dos alunos que participaram da oficina, todos os estudantes da escola foram convidados a participar auxiliando no trabalho de grafitagem. Esta ação pretende reunir toda a comunidade escolar em um grande momento de convivência. No muro, os desenhos já estão prontos para serem grafitados. Todo o material e a contratação do grafiteiro foram feitos por meio do FEAC na Escola.
Segundo a diretora da escola, o projeto está em construção e o caminho para que toda a comunidade escolar pratique plenamente todos os valores é longo. Mesmo assim, já é possível notar a melhoria da convivência em sala de aula. “Já se nota a mudança de hábitos em sala de aula, mas na educação, nada é transformado de uma vez só”, afirmou.

Prêmio Atitude Educação

Outro indício de que a comunidade da EE Laís Bertoni está no caminho certo, é o Projeto estar entre os finalistas da 3ª edição do Prêmio Atitude Educação de 2016, que teve como tema “Alunos Protagonistas. Que diferença vocês fazem?”
Realizado pela Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), o Prêmio teve como objetivo reconhecer coletivos de alunos que desenvolvem ou irão desenvolver projetos que contribuam para a solução de situações/problemas reais de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos alunos visando a melhoria da qualidade da educação pública em Campinas.

“O fato de nosso Projeto participar do Prêmio fez com que a escola nunca estivesse tão integrada e unida em busca de um objetivo. Todos ficaram convergidos para um ideal. E isso também contribui para alcançarmos as metas dos nossos valores de convivência”, disse Maria José.

Os vencedores do Prêmio Atitude Educação serão conhecidos na noite de hoje, dia 27 de outubro, quinta-feira, em evento que compõe a programação da 7ª Semana da Educação de Campinas, mas a EE Laís Bertoni já está comemorando estar entre os finalistas. “Quando percebemos que iríamos pra final, houve contagem regressiva e até rojão pra comemorar”, comentou a diretora.
E o Projeto não para em 2016. “Faremos uma reunião com os alunos até o fim deste ano letivo para fazer uma avaliação do desenvolvimento das ações até agora e a partir disso, faremos o planejamento para o ano que vem. O Projeto Valores de Convivência terá continuidade”, finalizou Maria José.

Serviço: Grafite na EE Lais Bertoni
Data: 29 de outubro, sábado
Horário: 8h às 12h
Local: Avenida Maria Julieta Godoi Cartessani, 132 – Vl Palacios, Campinas – SP
Contato: (19) 3223 3086