Último dia da 8ª Semana da Educação de Campinas contará com palestra do educador português José Pacheco e uma série de outros eventos

Último dia da 8ª Semana da Educação de Campinas contará com palestra do educador português José Pacheco e uma série de outros eventos

Para encerrar a 8ª Semana da Educação de Campinas, a quarta-feira, 4 de outubro, está repleta de atividades. Logo pela manhã, o Teatro do Sesc Campinas será palco do 13º Encontro “Educação e Participação – A escola como centro de cidadania”, que acontece das 8h30 às 11h30. Promovido pela Fundação Educar DPaschoal, o evento traz o educador português José Pacheco que comandará a palestra “Protagonismo juvenil: o que muda nas relações entre alunos e educadores?” As vagas são limitadas – 150 – e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.educardpaschoal.org.br

A partir do tema do encontro, Pacheco irá abordar o papel da sociedade junto aos educadores para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. O tema está alinhado ao primeiro projeto da Fundação Educar, a Academia Educar, que tem como objetivo a formação de jovens líderes em escolas públicas, criando oportunidades para que alunos de 13 a 16 anos descubram o seu potencial para que sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.

No período da tarde, das 14h às 16h, haverá a apresentação dos alunos do projeto Primeira Nota, responsáveis pela atração musical que dará boas-vindas aos espectadores do documentário “Nunca me Sonharam”, com sessão a realizar-se no Plenário da Câmara Municipal de Campinas. São 195 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

O filme mostra a realidade e os desafios do ensino médio a partir de depoimentos, quase desabafos, de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil que contam seus sonhos, visões, expectativas e sobre as dificuldades dentro da escola. As falas dos jovens são intercaladas por depoimento de gestores, professores e especialistas que complementam a linha narrativa do filme com aspectos psicológicos, pedagógicos, econômicos e sociais que sustentam as relações entre a escola e os alunos.

Também na parte da tarde, das 14h às 17h, no auditório da Fundação FEAC, acontecerá a mesa-redonda “Como implantar na escola um projeto antibullying? A experiência brasileira de formação de professores e o trabalho com sistemas de apoio entre os alunos”. A condução dos trabalhos será do trio formado pelas professoras Luciene Tognetta, na coordenação, e Darlene Knoner e Luciana Lapa, todas do Gepem – Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unicamp/Unesp. O encontro, com 90 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de chegada, é assinado pelo Gepem, Diretorias de Ensino Leste e Oeste e Secretaria Municipal da Educação de Campinas.

O último evento da Semana será a palestra “Para transformar a educação: Teoria U”, comandada pelo consultor em inovação social e desenvolvimento humano, César Matsumoto. A partir das 19h, no auditório da Fundação FEAC, o especialista irá falar sobre as crises de liderança, resultados e desigualdades e trará a visão da teoria para promover a transformação pessoal, organizacional e da sociedade. O último evento da programação da Semana da Educação 2017 tem 90 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada.

A 8ª Semana da Educação é promovida pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE), através do Departamento de Educação da Fundação FEAC, e tem como objetivo discutir e evidenciar temas atuais e desafiadores ligados à educação.

São patrocinadores da edição 2017 da Semana da Educação a Fundação FEAC, o Iguatemi Campinas e a Fundação Educar DPaschoal.

Confira toda a programação da 8ª Semana da Educação de Campinas em
www.semanadaeducacao.org.br

Serviço:
• Palestra – Protagonismo juvenil: o que muda nas relações entre alunos e educadores?
Horário: 9h às 11h30
Local: Teatro do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Apresentação Musical Primeira Nota e exibição do documentário “Nunca me Sonharam”
Horário: 14h às 16h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas (Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Mesa-redonda – “Como implantar na escola um projeto antibullying? A experiência brasileira de formação de professores e o trabalho com sistemas de apoio entre os alunos”
Horário: 14h às 17h
Local: Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Palestra – “Para transformar a educação: Teoria U”
Horário: 19h
Local: Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

Informações: (19)3794.3511 – comunicacao@feac.org.brdcom@feac.org.br