Semana da Educação: programação do dia 2 de outubro tem ação cultural, debates sobre Tecnologia Assistiva e agressões virtuais e palestra sobre os desafios de educar

Semana da Educação: programação do dia 2 de outubro tem ação cultural, debates sobre Tecnologia Assistiva e agressões virtuais e palestra sobre os desafios de educar

A data de 2 de outubro, quinto dia da série de eventos da 8ª Semana da Educação de Campinas, tem a primeira agenda às 8h30 com uma mesa-redonda sobre o tema “Tecnologia Assistiva na escola contemporânea: desafios e possibilidades”. Regina Maria Thienne Colombo, Sonelize Cizoto, Cláudia Tambascia, Fabiana Fator Gouvêa Bonilha e Tatiane De Vietro integram o grupo de especialistas e pesquisadoras que irão abordar o papel da Tecnologia Assistiva em sala de aula e discutir como os professores e educadores podem ser capacitados e como os recursos podem ser aplicados para efetivamente favorecer a autonomia de alunos com deficiência.

O evento realizado pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer em conjunto com o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) acontece no auditório do CTI, que fica na Rodovia Dom Pedro I, km 143,6, Campinas/SP. O evento é aberto ao público e as vagas, 160, serão preenchidas por ordem de chegada.

Ainda na manhã do dia 2, das 9h às 11h30, acontece mais uma sessão do Planetário “Do café às estrelas” A ação da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas acontece no Planetário do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral, portão 7. A atividade prevê a apresentação do sistema solar aos participantes, além de uma trilha pelo Parque Portugal e visita monitorada ao Museu do Café. Os públicos alvos são jovens das entidades parceiras da Fundação FEAC e interessados em geral. Serão cinco vagas preenchidas por ordem de chegada e as demais reservadas aos jovens. O Planetário fica na Avenida Dr. Heitor Penteado, sem número, Taquaral, Campinas/SP.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) composto por especialistas da Unicamp e Unesp será o responsável pela palestra “As agressões virtuais que temos enfrentado atualmente. Como a escola pode intervir?”
A ação tem como objetivo promover uma reflexão sobre a educação digital das crianças e jovens e o papel da escola frente aos desafios de uma época em que as tecnologias e a internet estão diariamente em nossas vidas. A palestra será comandada pela pedagoga Thais Cristina Leite Bozza e acontece das 14h às 17h no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP). O evento é aberto ao público e as vagas, 90, serão preenchidas por ordem de chegada.

A noite da segunda-feira está reservada à palestra magna que será ministrada por Rosely Sayão, psicóloga, escritora e consultora em educação. O assunto a ser abordado será “Os desafios de educar no mundo contemporâneo”. O evento acontece no Teatro Iguatemi Campinas das 19h às 21h e é aberto ao público (Avenida Iguatemi, 777, 5º piso, Vila Brandia, Campinas/SP). As vagas, 515, serão preenchidas por ordem de chegada.

São patrocinadores da edição 2017 da Semana da Educação a Fundação FEAC, o Iguatemi Campinas e a Fundação Educar DPaschoal.

Confira toda a programação da 8ª Semana da Educação de Campinas: http://semanadaeducacao.org.br/

Serviço:
• Mesa-Redonda – A tecnologia assistiva na escola contemporânea: desafios e possibilidades
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório do CTI (Rodovia Dom Pedro I, km 143,6, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Sessão do Planetário – Do café às estrelas
Horário: 9h às 11h30
Local: Planetário do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral (Avenida Dr. Heitor Penteado, sem número, Taquaral, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Palestra – As agressões virtuais que temos enfrentado atualmente. Como a escola pode intervir?
Horário: 14h às 17h
Local: Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Palestra – Os desafios de educar no mundo contemporâneo
Horário: 19h às 21h
Local: Teatro Iguatemi (Shopping Center Iguatemi Campinas – Avenida Iguatemi, 777, 3º piso, Vila Brandina, Campinas/SP).
Evento gratuito e aberto ao público
Informações: (19)3794.3511 – comunicacao@feac.org.brdcom@feac.org.br