Regras e assembleias, comunicação e cultura são temas que norteiam penúltimo dia da 8ª Semana da Educação de Campinas

Regras e assembleias, comunicação e cultura são temas que norteiam penúltimo dia da 8ª Semana da Educação de Campinas

O penúltimo dia de eventos da 8ª Semana da Educação de Campinas, 3 de outubro, começa às 9h, com a palestra As regras e assembleias na escola: possibilidades de reflexão e desenvolvimento da autorregulação. A pedagoga, pesquisadora e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Gepem, Soraia Campos, irá falar sobre convivência, aprendizado, valores e a posição do educador no processo de estabelecimento e cobrança das normas e regras.

Promovida pelo Gepem, a palestra acontece no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP). O evento é aberto ao público e as vagas, 90, serão preenchidas por ordem de chegada.

Ainda na manhã do dia 3, terça-feira, das 9h às 11h30, acontece a última sessão do Planetário “Do café às estrelas”. A ação da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas acontece no Planetário do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral, portão 7. A atividade prevê a apresentação do sistema solar aos participantes, além de passeio por uma trilha pelo Parque Portugal e visita monitorada ao Museu do Café. Os públicos alvos são jovens das entidades parceiras da Fundação FEAC e interessados em geral. Serão cinco vagas preenchidas por ordem de chegada e as demais reservadas aos jovens. O Planetário fica na Avenida Dr. Heitor Penteado, sem número, Taquaral, Campinas/SP.

No período da tarde, a partir das 14h30, também no auditório da Fundação FEAC, será realizada a palestra Comunicação construtiva: como falar em favor do desenvolvimento. A mestre em educação e pesquisadora do Gepem, Danila Di Pietro Zambianco, irá apresentar maneiras de auxiliar educadores a manterem uma comunicação construtiva que contribua para a diminuição de situações de confronto. O evento é aberto ao público e as vagas, 90, serão preenchidas por ordem de chegada.

Também no período da tarde, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Rua Anchieta, 200, Centro, Campinas/SP), a partir das 14h, a pedagoga e doutora em Educação, Telma Vinha, irá abordar o tema Os problemas de convivência na escola e os processos de resolução. O evento, fruto da articulação entre Gepem, Diretorias de Ensino Leste e Oeste e Secretaria Municipal de Educação de Campinas, é reservado para convidados. O público alvo é formado por professores coordenadores dos núcleos pedagógicos da rede estadual e supervisores das redes municipal e estadual das escolas públicas de Campinas.

A noite fica por conta da palestra Cultura e Formação Simbólica comandada pelo secretário municipal de Cultura de Campinas, Ney Carrasco. O evento também acontece no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, a partir das 19h, e as vagas, 200, serão preenchidas por ordem de chegada.

São patrocinadores da edição 2017 da Semana da Educação a Fundação FEAC, o Iguatemi Campinas e a Fundação Educar DPaschoal.

Confira toda a programação da 8ª Semana da Educação de Campinas em www.semanadaeducacao.org.br

Serviço:
• Sessão do Planetário – Do café às estrelas
Horário: 9h às 11h30
Local: Planetário do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral – Portão 7 (Avenida Dr. Heitor Penteado, sem número, Taquaral, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Palestra – As regras e assembleias na escola: possibilidades de reflexão e desenvolvimento da autorregulação
Horário: 9h
Local: Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público

• Palestra – Comunicação construtiva: como falar em favor do desenvolvimento
Horário: 14h30
Local: Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público
• Palestra – Os problemas de convivência na escola e os processos de resolução
Evento reservado para convidados

• Palestra – Cultura e formação simbólica
Horário: 19h
Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Rua Anchieta, 200, Centro, Campinas/SP)
Evento gratuito e aberto ao público
Informações: (19)3794.3511 – comunicacao@feac.org.brdcom@feac.org.br