Parceria com Unicamp garante diversos eventos na 8ª Semana da Educação com temas focados em tecnologia e inovações

Parceria com Unicamp garante diversos eventos na 8ª Semana da Educação com temas focados em tecnologia e inovações

Laura Gonçalves Sucena

No terceiro dia de eventos da 8ª Semana da Educação de Campinas, sábado, 30 de setembro, a agenda está reservada para o “Festival Soluções e Inovações em Educação”, que acontece a partir das 9h30, na Unicamp. A programação geral da Semana 2017 conta com 22 eventos e um deles é o Festival que traz 11 atividades concomitantes. São diversos workshops, oficinas, vivência e palestras que acontecem no Ciclo Básico II da universidade (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 850, Barão Geraldo – Campinas/SP) e são abertos ao público, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Para o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a Semana da Educação, promovida pelo Compromisso Campinas pela Educação da Fundação FEAC, já se tonou um evento fundamental no calendário do município e nas discussões da educação nacional. “Considero uma honra para a Unicamp ser parceira da iniciativa, poder contribuir com a sociedade nas discussões necessárias para melhorar a nossa educação e construir um país mais digno”, falou.

Nos sete dias, a Semana da Educação trará temas diversificados em todos os aspectos possíveis ligados à educação. “Construímos coletivamente os eventos com diversos parceiros e acreditamos que podemos promover uma maior capilaridade ao debate da educação”, explicou Cláudia Chebabi, gerente do Departamento de Educação da Fundação FEAC. “Neste sábado, uma série de eventos envolvendo tecnologia e educação estarão abertos à população, além de oficinas de artes e  ecobrinquedoteca”, completou.

Atividades para todos

Sempre com início às 9h30, as atividades começam com a apresentação dos Programas Socioeducativos do SESC Campinas. No mesmo espaço também haverá a palestra Inserção e Permanência no Mercado de Trabalho, promovida pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Campinas, que ainda contará com um estande no local para cadastrar estudantes interessados  nos programas de estágio e aprendizagem.

Outra opção é a oficina Ensinando Privacidade Digital que será comandada pelo educador e desenvolvedor web, Geraldo Barros, da empresa de tecnologia Mozilla, também parceira da Semana da Educação.

De acordo com Barros, a Mozilla abordará a questão da privacidade  na Internet por meio de uma oficina onde as pessoas  poderão visualizar como os dados pessoais são coletados on-line por meio de uma simples mensagem de texto, ligação ou ao usar milhares de aplicativos no smartphone. “Nós queremos educar as pessoas sobre a importância da privacidade e segurança on-line uma vez que estamos em um mundo mais conectado, mas não alfabetizado digitalmente”, explicou.

“Nossa missão é garantir que a internet seja um recurso público global, aberto e acessível a todos, uma internet que realmente coloca as pessoas em primeiro lugar, onde os indivíduos podem moldar sua própria experiência e são capacitados, seguros e independentes. A Semana de Educação será a chave para conectar pessoas que terão a oportunidade de compreender que segurança e  privacidade na internet são prioridades, e não devem ser tratadas como opções”, completou Barros.

Também na área da tecnologia, acontecerá a oficina Criatividade e Gamificação – Criando Games Pervasivos, com a palestrante Samantha Kutscka, da Escola do Futuro da USP. O objetivo do curso é apresentar a gamificação como recurso pedagógico e passar por todo o processo de construção de um game pervasivo educativo.

Ainda no Ciclo Básco II, no mesmo horário, acontece a palestra Educação e Sustentabilidade que irá tratar dos impactos da geração de resíduos no Brasil. O evento será ministrado pelo especialista em Economia Circular e Fundador da Boomera, Guilherme Brammer.

Durante toda a manhã acontece ainda a Mostra “Nossa Escola”, que trará trabalhos e práticas diferenciadas de escolas públicas de Campinas convidadas a expor suas atividades.

Para a criançada as opções são a oficina de artes Experiências com as Belezas Naturais, promovida pela artista visual Kriss Barbarini, e a vivência O Brincar está em Tudo, sob comando do arquiteto carioca Renato Barboza que vai explorar o espaço de vivência livre com diferentes propostas para o brincar.

Ainda haverá o workshop Oficina Maker de Aprendizagem Criativa, que contará com atividades como o novo box Explorum em um processo de construção de projetos e o evento Cérebro e Realidade Virtual.

Confira toda a programação da 8ª Semana da Educação de Campinas em  www.semanadaeducacao.org.br

Informações: (19) 3794 3512/compromissocampinas@feac.org.br