Estudos de Campinas

 

Limites e desafios para o atendimento da demanda por educação infantil no município de Campinas

O relatório “Limites e desafios para o atendimento da demanda por educação infantil no município de Campinas” trata da problematização da viabilidade do atendimento da Educação Infantil no município a partir dos padrões de qualidade de atendimento vigentes.

Apresentação 7ª Semana da educação de Campinas – Educação Infantil

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP

No Brasil o monitoramento das escolas e das redes de ensino é feito por meio do Ideb, indicador que relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala com dados de fluxo escolar.

“O que pensam os professores da educação básica de Campinas sobre a aprendizagem dos alunos: evidências da Prova Brasil 2013”

O estudo foi produzido a partir de um questionário aplicado junto a 1.000 professores de Campinas, sendo 84% mulheres, por ocasião da Prova Brasil de 2013, como parte de uma pesquisa nacional que ouviu 233.971 professores. Os professores responderam a um questionário de 152 perguntas, que possibilitaram traçar um panorama de sua percepção sobre o quadro atual da educação no país.

O que pensam os professores da educação básica de Campinas sobre a aprendizagem dos alunos

“Análise estatística do desempenho dos alunos de Campinas-SP em CN, CH, LC e MT no ENEM para os anos de 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013”

O presente relatório é uma continuação do estudo realizado em 2013, onde se comparou o desempenho dos alunos de Campinas nos ENEM’s de 2009 a 2011. Com isso, esse relatório apresenta os resultados das provas do ENEM2009, ENEM2010, ENEM2011, ENEM2012 e ENEM2013 para as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e códigos e Matemática. A análise estatística teve como objetivo comparar o desempenho dos alunos inscritos em Campinas-SP em relação ao desempenho do Brasil, da região Sudeste e do Estado de São Paulo, através das proficiências geradas pela Teoria da Resposta ao Item (TRI). Posteriormente foi realizada uma análise comparando apenas os alunos concluintes que estudavam em algum colégio de Ensino Médio na cidade de Campinas-SP.

Relatório – Desempenho ENEM 2009-2015

Apresentação – Análise estatística do desempenho dos inscritos no ENEM

“Análise do desempenho das escolas públicas de Campinas com base nos dados da Prova Brasil 2013”

Este relatório descreve o desempenho das escolas públicas de Campinas com alunos de 5º e/ou 9º anos do Ensino Fundamental (EF) e sua associação com (1) o nível de infraestrutura escolar, desenvolvido por Soares Neto, Jesus, Karino e Andrade (2013); (2) o nível socioeconômico da escola (segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP); e (3) o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) desenvolvido pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). Os dois primeiros indicadores baseiam-se nos dados de 2013 e o índice de vulnerabilidade no ano de 2010 (não há dados mais recentes). O nível de desempenho das escolas é avaliado com os dados da Prova Brasil de 2013.

Analise Desempenho Escolas Publicas Campinas

Apresentação – Análise do desempenho das escolas públicas de Campinas

 

“Pontos e contrapontos do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa/Leitura na perspectiva da avaliação da Prova Brasil”

Este documento tem a finalidade de colaborar com os educadores, em geral, e professores de Língua Portuguesa das escolas públicas do Município de Campinas, em particular, na implementação de práticas pedagógicas que visem à gestão para resultados com o foco no desempenho adequado dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa/Leitura na Prova Brasil.

“Pontos e contrapontos do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa/Leitura na perspectiva da avaliação da Prova Brasil”

“Pontos e contrapontos do ensino e da aprendizagem de Matemática na perspectiva da avaliação da Prova Brasil”

Este documento tem a finalidade de colaborar com os educadores, em geral, e professores de Matemática das escolas públicas do Município de Campinas, em particular, na implementação de práticas pedagógicas que visem gestão para resultados com o foco no desempenho adequado dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental em Matemática na Prova Brasil.

“Pontos e contrapontos do ensino e da aprendizagem de Matemática na perspectiva da avaliação da Prova Brasil

“Dados sobre a educação de Campinas – Um panorama social, econômico e educacional”

O estudo “Dados sobre a educação de Campinas – Um panorama social, econômico e educacional é um conjunto de subsídios, na forma de dados, tabelas e gráficos, para a melhor compreensão do estado atual e dos muitos desafios nos campos social e da educação em Campinas. O estudo tem a assinatura de Stella Silva Telles, doutora em Demografia pela Unicamp e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Nepp) da mesma universidade. A especialista integra o Comitê Deliberativo do Observatório da Educação do CCE.

Dados sobre a Educação de Campinas 2015

Apresentacao – Dados sobre Educacao na cidade de Campinas

Professores da educação básica: formação, carreira e avaliação de desempenho

Paper assinado por Guiomar Namo de Mello, pós doutora em Educação Comparada pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres, atualmente Diretora Presidente da EBRAP – Escola Brasileira de Professores, pela qual presta serviços de consultorias e realização de palestras e também ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Professores da educacao basica formacao carreira e avaliacao de desempenho

PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA PUBLICA_Guiomar Namo de Mello

Análise do desempenho das escolas públicas de Campinas

A análise foi elaborada pelo Prof. Dr. Dalton Francisco de Andrade e Prof. Dra. Maria Ines Fini a partir do estudo realizado pela Fundação SEADE: ‘Caracterização das escolas públicas de Campinas’. Ela descreve o desempenho das escolas públicas de Campinas com alunos de 5º. e/ou 9º. anos do Ensino Fundamental (EF) e sua associação com nível de infraestrutura, nível socioeconômico e o índice de vulnerabilidade (desenvolvido pela Fundação SEADE).

Analise do desempenho das escolas publicas de Campinas_apresentacao

Analise de Desempenho das Escolas Publicas de Campinas_relatorio

Caracterização das Escolas Públicas de Campinas_Fundação SEADE

A Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados (órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do estado de São Paulo), a pedido do Observatório da Educação do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), caracterizou as escolas municipais e estaduais do município de Campinas segundo os seguintes indicadores: Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) do entorno da escola, Infraestrutura escolar, Nível Socioeconômico dos alunos (NSE) e Desempenho escolar (Prova Brasil 2011).

CARACTERIZACAO DAS ESCOLAS PUBLICAS DE CAMPINAS_Fundacao SEADE

Relatorio CARACTERIZACAO DAS ESCOLAS PUBLICAS DE CAMPINAS_Fundacao SEADE

INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) Campinas
Relatório do perfil de alfabetismo dos moradores de Campinas, com idade entre 15 e 64 anos, levando-se em conta os níveis de alfabetismo funcional

Inaf Campinas – apresentação para site

Estudo da infraestrutura das escolas de Campinas-SP 2007 – 2011:
Relatório da análise da infraestrutura das escolas de Campinas/SP, com base nos dados do Censo da Educação Básica Brasileira.
A primeira parte da análise teve como objetivo comparar a infraestrutura das escolas de Campinas/SP, em relação à infraestrutura das escolas do Brasil, da região Sudeste e do Estado de São Paulo. Posteriormente, foi realizada a segunda parte da análise, que considerou apenas a infraestrutura das escolas da cidade de Campinas/SP. Nesta segunda parte, foi comparada a infraestrutura,  levando-se em conta a dependência administrativa das escolas.
A análise que foi realizada a partir de dados de 2007 – 2011, possibilitou um acompanhamento da evolução da infraestrutura das escolas de Campinas a partir de 2007.

Relatório Campinas Infraestrutura
Análise estatística do indicador de infraestrutura realizada
Infraestrutura de escolas é inadequada 

Análise estatística do desempenho dos inscritos no ENEM em Campinas/SP, nas áreas Ciências da Natureza (CN), Ciências Humanas (CH), Linguagens e Códigos (LC) e Matemática (MT) dos anos 2009 – 2011
O relatório apresenta a análise do desempenho dos candidatos nas provas do ENEM 2009, ENEM 2010 e ENEM 2011 para as áreas de CN, CH, LC e MT, a partir de bases disponíveis na página do INEP.

Análise estatística do desempenho dos inscritos no ENEM
Relatório Campinas Enem 2011
Estudo mostra desempenho no Enem em Campinas 

Relatório da realidade juvenil no município de Campinas
Relatório com dados sistematizados, em formato de tabelas, gráficos ou mapas sobre a situação socioeconômica e educacional dos jovens do município de Campinas/SP.

Relatório Juventude Campinas

Nível socioeconômico das escolas de Campinas

O nível socioeconômico (NSE) é um indicador que tem como finalidade apresentar uma medida sintética do nível socioeconômico dos alunos que frequentam determinada escola, sendo importante ressaltar que as características consideradas para o cálculo do indicador são as do aluno da escola e de sua respectiva família, ou seja, as características da escola não são consideradas para o cálculo do mesmo.