Escolas vencedoras do Prêmio Atitude Educação 2016 assinam termo de compromisso para o desenvolvimento dos projetos vencedores

Escolas vencedoras do Prêmio Atitude Educação 2016 assinam termo de compromisso para o desenvolvimento dos projetos vencedores

A assinatura do termo de compromisso dos projetos vencedores do Prêmio Atitude Educação- 3ª Edição-2016, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, na Fundação FEAC, com a presença dos gestores das escolas campeãs e a equipe do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). O documento estabelece direitos e obrigações decorrentes da prestação de contas do recurso financeiro de R$ 10 mil que estão sendo destinados como prêmio às unidades vencedoras.

“A ideia do termo de compromisso ultrapassa a questão do controle da aplicação do recurso. O que queremos é que a ação continue a ser divulgada. Queremos contribuir com assessoramento para a prestação de contas e aplicação dos recursos, e também temos a intenção de continuar a divulgar esta ação protagonista. Este instrumento formaliza esta relação”, explicou Cláudia Chebabi, gerente do departamento de Educação da FEAC.

Termo

Segundo o documento, o uso do recurso financeiro será exclusivo para execução das ações definidas no projeto premiado, podendo ser dedicado a itens como material permanente como mobiliário, livros, conservação e manutenção do prédio e dos equipamentos da escola, entre outros.

Além da prestação de contas que as escolas deverão realizar, a equipe do CCE realizará visitas técnicas bimestrais, com o objetivo de acompanhar a utilização do recurso financeiro ao longo de 2017.

Escolas vencedoras

Para as comunidades escolares que tiveram seus projetos vencedores no Prêmio Atitude Educação 2016, o clima nas unidades é de alegria e entusiasmo para que as ações comecem a ser colocadas em prática.

“Após a premiação, toda a escola ficou muito feliz. Já chamamos o grêmio escolar e elencamos as possíveis ações que poderão ser feitas em 2017, fizemos um cronograma de uso do recurso e como ele será aplicado. Como nosso projeto é de revitalização dos espaços, ele beneficiará todos os alunos. Este prêmio foi conquistado graças a uma atitude direta dos alunos e a escola tem outro clima desde que ganhou o Prêmio, os alunos acreditam que esta seja uma conquista permanente para a escola”, disse Aziz Júlio Salles Ramos, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oziel Alves Pereira, primeira colocada na categoria rede municipal de ensino, com o Projeto a escola é nossa (confira o vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=2_84En8nvGA&feature=youtu.be).

Já na Escola Estadual Professora Laís Bertoni, o recurso financeiro do projeto vencedor será fundamental para a realização das ações, que segundo a diretora Maria José Jesus de Lima já foram iniciadas antes mesmo da inscrição da ação no Prêmio Atitude Educação. “O projeto começou na construção do plano de visão estratégica da escola, trabalhando com valores de convivência. Já nos reunimos com alguns alunos para definir ações que já começaram a ser implantadas, relacionadas com melhorias de ambiente e espaços para melhorar a convivência. Após o retorno dos alunos vamos retomar o projeto e ai sim colocar a mão na massa, a escola vai ganhar muito”, afirmou a diretora da escola que foi a vencedora na categoria Diretoria de Ensino Campinas Oeste, com o projeto Valores de Convivência confira o vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=LZRDFsTkIUc&feature=youtu.be ).

Com a realização do depósito do recurso, a Escola Estadual Professor Djalma Octaviano vai agora reunir os alunos e esboçar um cronograma de ação para dar andamento ao projeto. “Os alunos já correram atrás de algumas questões como o paisagista, que fez esboço do projeto e também do engenheiro, responsável pela parte estrutural. Então tudo está bem encaminhado. A ideia é que o paredão verde diminua a temperatura das salas de aulas, promovendo o bem estar dos alunos. O paredão verde também vai embelezar a escola e já promete ser mais um dos orgulhos da comunidades escolar”, finalizou Juvenil Alves do Nascimento, diretora da escola que foi a vencedora na categoria Diretoria de Ensino Campinas Leste, com o projeto Jardins Verticais (https://youtu.be/97ljycbxvHw ).

Premiação

Os vencedores do Prêmio foram conhecidos no último 27 de outubro, durante a noite de premiação em evento que fez parte da 7ª Semana da Educação de Campinas. Em 2016, o Atitude Educação teve como objetivo reconhecer coletivos de alunos que irão desenvolver projetos que contribuam para a solução de situações/problemas reais de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos alunos visando a melhoria da qualidade da educação pública em Campinas. Para participar, os alunos tiveram que criar vídeos de até três minutos a partir do tema “Alunos Protagonistas. Que diferença vocês fazem?”.

A iniciativa da Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), foi realizada em parceria com as Diretorias Regionais de Ensino Leste e Oeste de Campinas, além da Secretaria Municipal de Educação. O concurso é voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas municipal e estadual de Campinas.

Atitude Educação

Criado em 2014, o Prêmio Atitude Educação visa valorizar as ações que tem como objetivo qualificar ainda mais a educação pública em Campinas. Neste sentido, em sua 1ª edição, o Atitude Educação premiou professores a partir do tema “O que faz a minha vida profissional ser mais valorizada pelos meus estudantes? Histórias que mudaram a minha vida como professor a partir do reconhecimento recebido pelos meus alunos.” Já em 2015, o público alvo do Prêmio foram as escolas, a partir do tema: “Leve a escola para o seu mundo, traga o seu mundo para a escola”.

O Atitude Educação é uma das diversas ações do movimento Compromisso Campinas pela Educação, que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para contribuir com a defesa e garantia dos direitos à educação pública de qualidade, especialmente na cidade de Campinas/SP.