Domingo Cultural promove interação entre famílias dentro da 8ª Semana da Educação de Campinas

Domingo Cultural promove interação entre famílias dentro da 8ª Semana da Educação de Campinas

Claudia Corbett

A 8ª edição da Semana da Educação de Campinas, promovida pelo Compromisso Campinas pela Educação, inseriu em sua programação música e literatura como ferramenta de interação entre as famílias. No  quarto dia da agenda inspirada no tema “Possíveis caminhos, soluções possíveis” a ideia é proporcionar um domingo que sensibilize a sociedade sobre o brincar, a literatura e  a importância da educação.

O “Domingo Cultural” acontece em 1º de outubro, na Concha Acústica do Parque Portugal – Lagoa do Taquaral, a partir das 10h, quando sobe ao palco o quarteto musical Tiquequê. A proposta do grupo é apresentar uma mistura de linguagens com música, teatro, narração de histórias, danças e brincadeiras.

No repertório, canções inusitadas fazem rimas com assuntos do dia a dia das crianças. A coreografia do grupo é inspirada em danças e brincadeiras populares. Elementos advindos do teatro transformam o espetáculo em um show de música. Com letras que privilegiam jogos de palavras, a atuação dos quatro músicos visa estimular a interação das crianças e seus familiares.

Tenda Literária

A literatura fará parte do segundo ponto de parada cultural do dia. Para completar a diversão, a partir das 11h, entram em cena os livros infantis que estarão disponíveis para degustação das crianças e seus acompanhantes, em uma local especialmente adaptado para a leitura, com tapete e almofadas. O objetivo desta Tenda Literária é promover momentos de interação nas famílias por meio da leitura, de forma descontraída e prazerosa.

“Essa oportunidade de parceria com a Semana da Educação vem fortalecer as ações voltadas à causa educação e ao incentivo à leitura”, destacou Simone Barbosa dos Santos, do projeto Leia Comigo, da Fundação Educar DPaschoal. Os livros que farão parte de Tenda têm como base os quatro pilares da educação indicado pela Unesco: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender e aprender a fazer.

A intenção das atrações infantis na programação da Semana é, além de proporcionar o convívio entre as crianças e suas famílias, celebrar a infância.  “O desenvolvimento é fortalecido pelos bons relacionamentos entre o adulto e a criança e  o vínculo é um elemento fundamental nesse processo. A interação entre adultos e crianças regula as suas emoções, ajudando-as a explorar o mundo com confiança”, destacou a supervisora do Departamento de Educação da Fundação FEAC, Thais Righetto.

São patrocinadores da edição 2017 da Semana da Educação a Fundação FEAC, o Iguatemi Campinas e a Fundação Educar DPaschoal.

Confira a programação completa da Semana da Educação em www.semanadaeducacao.org.br

 Informações: (19) 3794 3512/compromissocampinas@feac.org.br