Maria Helena Guimarães de Castro

maria

SOCIÓLOGA, especialista em educação e avaliação de políticas publicas.

Socióloga, mestre em Ciência Política pela UNICAMP, é professora aposentada da UNICAMP – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, onde atua também como pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas. Atualmente, é conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, diretora-executiva da Fundação SEADE de São Paulo e coordenadora do Nucleo de Educação do CEBRAP. Participa de vários conselhos de entidades ligadas à educação: membro do Comitê Técnico do movimento Todos pela Educação; membro do Conselho do Instituto Natura; membro do Conselho do Instituto Braudel, do Conselho da Associação Parceiros da Educação, do Conselho Curador da Fundação Ioschpe e do Conselho Administrativo da Abril Educação.

Foi secretária de Estado de Educação de São Paulo (2007-2009); Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (2006) e Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (2003-2005) de São Paulo. Foi presidente do INEP de 1995 a 2001 e secretária-executiva do MEC (2002).

Membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005, foi agraciada com diversos títulos, diplomas e medalhas nacionais, destacando-se: a Medalha de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Medalha de Comendador da Ordem do Mérito Educativo da Presidência da República.

Membro da Academia Paulista de Educação-APE.

Publicou vários artigos, capítulos de livros e relatórios de pesquisas sobre educação e política social no Brasil.