Dalton Francisco de Andrade

dalton

Licenciado em Matemática e Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo e PhD em Bioestatística pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA.

Professor Titular Aposentado da UFSC, com passagens pela USP, Unicamp, FGV-SP e Universidade Federal do Ceará. Atuou também como Pesquisador na Área de Métodos Quantitativos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e na Fundação Carlos Chagas.

Desde 1997 vem atuando como professor, consultor e pesquisador na área de Métodos Quantitativos para Avaliação Educacional, em particular na Teoria da Resposta ao Item – TRI e nos Modelos Hierárquicos/Multiniveis, com orientação de várias dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, participação na elaboração do plano amostral de várias edições do SAEB e participação na análise de várias edições do ENEM.

Atualmente é Professor Voluntário do PPGEP da UFSC, Pesquisador Associado da Fundação Vunesp e membro dos Conselhos Editoriais das Revistas Ensaio: Avaliação e Políticas Publicas em Educação (CESGRANRIO) e Estudos em Avaliação Educacional (FCChagas) e da Comissão de Especialistas da Presidência do INEP/MEC.